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Ferramenta de palavras-chave Adwords Keyword Tool

O que torna um blog, ou site, relevante para os motores de busca é o conjunto de palavras-chave que uttiliza no blog. Para alcançar o sucesso, você precisa saber quais as palavras-chave mais importantes para o seu blog e como optimizar o seu conteúdo para colocar o site no primeiro lugar no google, obter mais visitas e melhorar a qualidade de seus artigos. Existem algumas ferramentas que nos indicam quais as palavras chave mais importantes, ou quais as palavras-chave mais pesquisadas nesse nicho. Tudo o que tem de fazer é aprender como usar essas ferramentas de palavras chave e como interpretar os resultados em seu benefício ou aprender como usar essa informação para obter um bom posicionamento nos motores de busca e receber um volume de tráfego vindo dessas pesquisas.
ferramenta palavras-chave adwords keyword toolA Google tem duas ferramentas muito úteis para qualquer webmaster que deseje optimizar o blog/site para o motor de busca mais acessado: o Google. A mais usada é a Google Adwords Keyword Tool, no entanto existem outras, como a Overture Yahoo Keyword Tool, da Yahoo e também o Google Insights e a Google Trends, que nos dá uma lista das palavras-chave mais pesquisadas no mundo inteiro, nesse dia. No entanto, como este blog tem uma audiência que fala a língua portuguesa (Portugueses, Brasileiros e PALOPs), vou apenas falar da Keyword Tool do Adwords e deixar a Yahoo Keyword Tool, o Insights e o Trends para outro post.

Google AdWords KeyWord Tool

 Ferramenta Palavras Chave
Através da ferramenta de palavras-chave do Google Adwords, podemos pesquisar a frequência e quantidade de vezes em que uma palavra ou frase, e até um conjunto de palavras e frases, são pesquisadas por períodos (normalmente de 30 dias) em seu mecanismo de busca. Essa ferramenta permite saber quais são aspalavras-chave mais pesquisadas nesse nicho.

Se for bem usada, pode ajudar a escrever artigos mais eficientes do ponto de vista das técnicas de SEO e colocar o seu blog e seu conteúdo melhor posicionados nos resultados orgânicos, ou nas primeiras posições do Google.

Como usar a Ferramenta de palavra-chave?

Primeiro que tudo, clique no link em baixo e aceda ao site.

Em seguida, verifique o idioma da pesquisa, escolhendo a língua do conjunto de palavras chave que deseja procurar. Se for uma palavra na língua portuguesa – como por exemplo “dinheiro”, deve escolher Português. Se for na língua inglesa – como por exemplo “money”, deve escolher a língua inglesa ….

ferramenta palavras-chave lingua pesquisa

Depois, escolha o país da pesquisa, como por exemplo:

  • Portugal – Para filtrar a pesquisa e mostrar apenas a lista de palavras-chave mais pesquisadas em Portugal
  • Brasil – Para o Brasil
  • Todos os Países e Territórios – Para uma pesquisa mundial sobre palavras na língua portuguesa.

ferramenta palavra-chave pesquisa palavras

Em seguida digite uma ou mais palavras/frases de seu interesse. Será preciso fazer a verificação de caracteres, mas será apenas na primeira vez que você fizer uma pesquisa. Depois é só clicar no botão “Obtenha sugestões de palavras-chave”.

ferramenta palavras-chave obter sujestoes

Recomendo que faça a pesquisa de uma palavra ou uma frase de cada vez, deixando marcada a caixa de “Use sinônimos”. Essa opção, permite que o mecanismo sugira os resultados mais procurados tendo em conta a sua relação com a palavra que você digitou.

Volume de Pesquisa

O resultado está dividido em colunas. Na coluna “Volume de pesquisa global mensal”, dá-lhe a média de pesquisas para essa palavra ou a quantidade de pesquisas realizadas por mês no Google, para determinada palavra. A coluna “Volume de pesquisas local Agosto” dá a média de pesquisas ocorridas durante o mês anterior. Na coluna “Concorrência do Anunciante”, a ferramenta mostra a quantidade de anunciantes que investem nessa palavra. Quanto mais alto, maior o valor da comissão que você recebe e maior a dificuldade em optimizar o seu site ou blog para essa palavra ou conjunto de palavras.. Essa coluna indica em média, a quantidade de vezes que essa palavra foi pesquisada, ou seja, a média mensal da quantidade de pesquisas feitas no Google, pelas pessoas (internautas) quando usam o motor de pesquisa Google.

ferramenta palavras-chave volume pesquisa

No exemplo em cima, usei a palavra “Dinheiro” para descobrir quais as palavras-chave mais importantes dentro do mesmo nicho. “Dinheiro” tem o resultado de uma média de 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil) buscas por mês. Comparadas com as demais é uma boa média e é uma palavra com um grande potencial. No entanto, quanto mais importante a palavra, mais difícil se torna – você que está a começar agora – conseguir uma boa posição no Google.

Como interpretar os resultados?

Não basta usar a ferramenta, é preciso saber interpretar os resultados e descobrir quais as que foram mais pesquisadas ou quais as que têm menos concorrência da parte de outros webmasters e quais as que têm um maior número de anunciantes, ou aquelas em que o Google paga uma comissão mais alta. Quantos mais anunciantes houverem para uma determinada palavra, maior a comissão. Você consegue ter uma noção da concorrência e da dificuldade consoante o volume da pesquisa ou a quantidade de vezes que essa palavra foi pesquisada.

Sugiro que centre a sua atenção e esforços – nesta fase inicial – nas palavras-chave com duas ou mais palavras, como por ex: “ganhar dinheiro”, “ganhar dinheiro na Internet” e “Como ganhar dinheiro na Internet”. Quanto mais palavras tiver, menor a concorrência e mais fácil é colocar o seu site/blog nas primeiras posições dos motores de busca.

Palavras-Chave adicionais a ser consideradas

A ferramenta de palavras do Adwords, ainda lhe informa outras palavras-chave que estão relacionadas com o nicho em questão e que também têm um bom volume de pesquisa.

ferramenta palavra-chave palavras adicionais

Guardar a lista de palavras-chave

No fim da lista, existe a possibilidade de guardar a lista, num ficheiro em .csv (Excell) ou em .txt. Dessa forma, você pode guardar essa lista num ficheiro, para usar mais tarde.

ferramenta palavras-chave guardar resultados

Palavras da Cauda Longa – Long Tail

Depois de você pesquisar pela palavra “Dinheiro” e obter as palavras-chave “Ganhar Dinheiro” ou “Como Ganhar Dinheiro“, faça de novo a pesquisa, mas usando essas palavras em vez de apenas a palavra “dinheiro”. Dessa forma vai obter um conjunto de palavras-chave chamadas de “Long Tail”, ou da “Cauda Longa”, como por exemplo: “Como ganhar dinheiro na Internet”, “Como ganhar dinheiro online”, “Ganhar dinheiro Extra” ou “Ganhar Dinheiro Facil”.

Esse conjunto de palavras chave Long Tail, têm menos volume de pesquisa, mas também têm menos concorrência, o que torna possível você conseguir uma bom ranking no Google. Sugiro que se foque nesse conjunto de palavras, pois se o fizer vai conseguir alcançar as primeiras posições no Google, receber algum tráfego para conseguir ganhar dinheiro com a cauda longa e perceber como tudo funciona.

Só depois de você conseguir um bom posicionamento para as palavras da cauda longa é que pode começar a trabalhar as mais importantes, ou seja, assim que conseguir colocar o seu blog nos primeiros lugares para as palavras “Como ganhar dinheiro online”, pode começar a trabalhar as palavras-chave “Ganhar dinheiro Online”, ou “Ganhar Dinheiro”.

Apesar de estas ferramentas serem muito úteis para conseguir receber uma boa quantidade de tráfego gratuito, não deve ser a sua única preocupação, pois não deve escrever apenas para os motores de busca, mas sim para os seus leitores. No entanto, apesar de sugerir que tenha em conta os seus leitores e a fidelização dos mesmos, deve ter sempre em consideração quais as palavras-chave que deve usar e investir o seu tempo na optimização do site em torno das mesmas. Se fizer bem o trabalho de pesquisa e souber onde e quando as colocar no site, vai receber uma quantidade de tráfego substancial e vai manter esse volume de tráfego durante algum tempo.

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